No embalo do Outubro Rosa, José Volmar Wogt (PDT), o Zé Toquinho, trouxe ao plenário da Câmara Municipal uma proposta mais abrangente para contemplar pacientes que enfrentam câncer e suas famílias. Por meio da Indicação 91/2021, ele propõe a criação de um grupo de apoio às pessoas que passam por essa situação delicada e necessitam dos mais variados tipos de ajuda — seja do poder público, seja da comunidade.

A ideia do pedetista, que vive pessoalmente essa situação ao lado da esposa, é envolver as secretarias municipais da Saúde e de Assistência Social, assim como entidades da comunidade. Esses grupo, diz o legislador, pode colaborar, em alguma medida, com medicamentos, próteses, cestas básicas, fraldas, perucas, suplementos alimentares, atendimento psicológico, fisioterapêutico, nutricional e demais demandas decorrentes do tratamento de pessoas com neoplasia. “Temos a Liga Feminina que desenvolve um trabalho fundamental, mas é mais voltado ao câncer da mama. E como essa doença se instala em partes diversas do corpo, penso que é importante ir mais além para ninguém ficar desassistido.”
 
Pessoas com Deficiência
Em seu pronunciamento, o pedetista ressaltou também a Semana da Pessoa com Deficiência de Portão — uma causa que defende ao lado da Secretaria Municipal da Educação. Nesta sexta, dia 8, o órgão vai mandar um cartão virtual às escolas de Portão para lembrar a passagem do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência para as famílias se sensibilizarem e fomentarem a cultura em favor do respeito às diferenças.

Neste contexto, Wogt recordou que a Secretaria da Educação, preocupada com a causa, mantém o Núcleo de Aprendizagem, projeto que, desde 2019, contrata profissionais especializados por intermédio da Apae Portão para atender alunos, familiares e professores. Atualmente, essa parceria com uma professora de Libras que se dedica 40 horas por semana. “A rede municipal possui mais de 170 alunos com deficiência. Quatro deles têm deficiência auditiva e, com esta professora de Libras, são muito bem acolhidos na rede. São alunos que não se desenvolvem sozinhos, mas sim em turmas, pois eles têm que se comunicar com todas as pessoas”, enaltece Zé Toquinho.

Fonte: Câmara de Vereadores de Portão

Deixe seu Comentário