De um lado, dois anos com sem reposição da inflação; de outro, a escalada do preço dos alimentos. É com base nesta realidade que a vereadora Fátima Tenedini Coelho (PTB) protocolou na Câmara e encaminhou ao Poder Executivo a Indicação 82/2021, na qual solicita reajuste no vale-alimentação do funcionalismo de Portão a partir do próximo ano. “Por lei, neste momento não pode ser feito nenhum reajuste, mas peço que o governo comece desde já a analisar esta possível para colocá-la em prática assim que possível. Levantei dados junto a cidades vizinhas e constatei que há sim uma diferença de salário”, salienta.

A vereadora lembra que um almoço nos buffets da cidade gira em torno de 20 reais — um valor médio maior daquele quando houve o último reajuste no vale-alimentação, em maio de 2018, na casa dos 16 reais. Conforme a Lei Municipal 2680, de 2018, o desconto na folha do servidor é de 15%, mas Fátima propõe que seja reduzido para 10% a partir do próximo ano.

“Muitos servidores compram alimentos para fazerem seu próprio almoço e tem se tornado muito difícil conciliar com o valor do vale-alimentação atual. Importante ressaltar que os servidores não recebem aumento salarial há dois anos e, devido à pandemia, muitos de seus familiares perderam o emprego. Este benefício acaba, diante disto, destinado à compra de alimentos para ajudar no sustento familiar”, argumenta.
 
Mais demandas
Ainda na sessão desta terça, 14, a petebista apresentou o Pedido de Providência 147/2021, em que solicita reparo nas elevações do asfalto junto à rótula ao lado da Escola Fraga, em direção ao Corpo de Bombeiros. Segundo ela, os problemas no asfalto decorrem do trânsito de caminhões pesados pela Avenida Ceará e Rua do Comércio.
Fátima também trouxe a plenário o Pedido de Providência 148/2021, em que requer do Executivo uma atenção à praça no bairro São Luiz, ao lado da Escola Municipal Santo Antônio. Ela pede revitalização, colocação de bancos e plantio de árvores, porque vândalos estragaram alguns brinquedos.

Fonte: Câmara de Vereadores de Portão

Deixe seu Comentário