Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão desta terça, 30 de março, o Projeto de Lei (PL) 15/2021, que autoriza o Executivo a permutar terreno do Município por obra de ciclovia e acostamento na Rua Estância Velha, bairro Portão Velho. O trecho a ser contemplado fica entre a rótula da Rua Júlio de Castilhos e a empresa José de Souza Calçados, numa extensão de 537 metros.

Na justificativa, o prefeito Kiko Hoff (PDT) argumenta que o intuito é oferecer condições seguras e adequadas de trafegabilidade aos ciclistas que utilizam a via, seja para ir ao trabalho, seja para praticar atividade física. “A Rua Estância Velha é nosso principal corredor de desenvolvimento e, como é estreita, precisamos torná-la mais segura”, explica o prefeito.

A faixa para as bicicletas terá dois metros de largura — exatamente a mesma medida do acostamento. O piso de ambas será em blocos de concreto intertravados, totalizando uma área construída de 1.952 metros quadrados. A execução do projeto, entre materiais e serviços, totaliza R$ 167 mil, segundo o orçamento do governo municipal anexado ao PL.

 

Permuta

Em plenário, a proposta do Executivo foi considerada um avanço em mobilidade pelos vereadores. Márcio Lacerda (PDT) destacou que permutar imóveis já é marca do governo de seu partido. “Estamos trocando uma área sem uso, que só serve para criar mato, por uma obra pública sem precisar gastar dos cofres municipais. A ciclovia é resultado de um esforço coletivo dos vereadores e um compromisso do prefeito.”

Dioni Bandeira (SD) salientou ser a favor por se tratar de questão de segurança para pedestres, ciclistas e condutores de automóveis, até porque além de faixa para bicicletas também haverá um acostamento com dois metros de largura. Cléo do Liberdade (PDT) disse que o projeto também vai contemplar os moradores de seu bairro.

Para o líder do governo na Câmara, José Volmar Wogt (PDT), essa negociação é possível porque o lote não teria utilidade para o Município por ser pequeno. “Há inúmeras áreas assim em nossa cidade, por isso estamos pedindo para a prefeitura fazer um inventário de todas.”

 

Segurança para trabalhadores

João Pedro Gaspar dos Santos (PT) contou que desde a instalação da José de Souza Calçados na Rua Estância Velha lhe chamava a atenção a grande quantidade de trabalhadores dividindo a faixa de rolagem com carros, caminhões e ônibus. “Agora precisamos lutar pela continuidade da ciclovia até o limite com Estância Velha, porque há várias outras empresas ali instaladas e outras vindo”, defendeu.

Adair Rocha (MDB) afirmou que a ciclofaixa somente está saindo do papel porque primeiramente houve vontade política. “Falar é fácil, mas precisamos que as coisas aconteçam. Com esta obra, nós evitaremos acidentes e preservaremos a vida. Depois, a ciclovia precisa ir até Estância Velha, mesmo que para isso seja necessário buscar emendas parlamentares.”

Fátima Tenedini Coelho (PTB) destacou que o lote a ser permutado, com 373 metros quadrados, se situa na Rua Beno Krumenauer, atrás do posto de saúde do Rincão. Ela aproveitou a deixa para reivindicar o mesmo tipo de melhoria na Rua Boa Vista, que também concentra empresas e não tem passeio público nem ciclovia.

Já o presidente da Câmara, Roberto Leitão (PT), frisou que a gestão pública precisa encontrar alternativas para resolver as demandas da cidade, principalmente quando não há recursos financeiros suficnentes. “Esta parte de Portão merece uma atenção especial, porque será nosso maior distrito industrial. Temos que dar o apoio necessário aos trabalhadores e às empresas.”

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

Deixe seu Comentário