Duas questões importantes do município de Portão estão na pauta de João Pedro Gaspar dos Santos (PT) nesta semana. Nesta terça-feira, 23, durante a sessão ordinária, ele apresentou proposições para incentivar o esporte amador e também para colaborar com a limpeza pública. “São assuntos que há anos estão no debate, mas que agora precisam de uma efetiva solução”, defende o vereador.

Com a Indicação 19/2021, ele busca a criação do Fundo Municipal de Esportes, que apoiaria financeiramente eventos, equipes e atletas, inclusive em competições fora de Portão. Conforme JP, um orçamento próprio para essa finalidade incentivaria a prática esportiva na cidade, porque não apenas descentraliza e desburocratiza o uso de verba pública, como também permite doações de pessoas físicas e jurídicas.

“Agora que temos o Conselho de Esportes, a aplicação desses recursos torna-se mais transparente, plural e democrática, porque temos um debate permanente deste tipo de política pública”, afirma. Sem este avanço, atletas e equipes continuariam tendo que bater nas portas dos gabinetes a cada vez que precisassem de ajuda.

 

Entulhos

Demanda antiga da cidade, a questão dos entulhos precisa ser gerida e operacionalizada de forma diferente, na visão de João Pedro, porque pelo sistema atual se tem muito acúmulo em frente a residências e terrenos baldios. Como a Prefeitura de Portão não dispõe de equipe capaz de atender na mesma proporção em que surgem as demandas nos bairros, ele entende que o serviço deve ser terceirizado.

Através da Indicação 18/2021, o vereador propõe ao Executivo a contratação de uma empresa que disponibilize contêineres em diversos bairros para os moradores depositarem seus detritos. A cada 15 dias, a terceirizada passaria com caminhão fazendo a coleta. “Desta forma, nossa cidade fica mais limpa e organizada. Ganharíamos na questão da saúde pública, e a atual equipe dos entulhos seria deslocada para fazer outros serviços”, projeta.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

Deixe seu Comentário